Skip links

Coronavírus SARS-CoV-2 | Plano de Contingência

Empresas devem elaborar um plano de contingência alinhado com as orientações emanadas pela Direção-Geral da Saúde, no âmbito da prevenção e controlo de infeção pelo novo Coronavírus SARS-CoV-2, agente causal da COVID-19.

Data: 2020-03-19

Categoria: Consultoria SST

COVID-19 – Obrigatoriedade de elaboração de Plano de Contingência.

Na sequência do Estado de Emergência no N/ País e em alinhamento com a Orientação n.º 006/2020 e 014/2020 da Direção-Geral da Saúde (DGS), considera-se a necessidade de todos os empregadores procederem à elaboração dos respetivos Planos de Contingência.

A HigiWorks® elabora, desenvolve e implementa o Plano de Contingência (PC) da sua Empresa! Tem como principal missão preparar a resposta e minimizar o impacto da epidemia de COVID-19. Os objetivos do PC consistem em minimizar a propagação do vírus em contexto de trabalho, bem como minimizar impactos sociais e económicos adjacentes a esta ameaça em Saúde Pública.

O Plano de Contingência deve responder a três questões basilares:

  • Quais os efeitos que a infeção de trabalhador(es) por SARS-CoV-2 pode causar no local de trabalho/empresa?
  • O que preparar para fazer face a um possível caso de infeção por SARS-CoV-2 de trabalhador(es)?
  • O que fazer numa situação em existe um trabalhador(es) suspeito(s) de infeção por SARS-CoV-2 na obra?

Em suma, descreve as principais etapas que a empresa deve considerar para estabelecer um Plano de Contingência no âmbito da infeção pelo novo Coronavírus SARS-CoV-2, agente causal da COVID-19, assim como os procedimentos a adotar perante um trabalhador com sintomas desta infeção, tendo por base a Orientação nº 006/2020, da Direção-Geral da Saúde (DGS).