Skip links

Formação obrigatória para os trabalhadores

Primeiros Socorros, Combate a Incêndios e Evacuação são de formação obrigatória.

No contexto do cumprimento legal das medidas de segurança no local de trabalho, a formação obrigatória adequada das equipas de segurança é essencial para garantir a proteção dos trabalhadores e a prontidão para lidar com situações de emergência. De acordo com a Lei, nº 102/2009, de 10 de setembro e suas alterações, o empregador tem a responsabilidade de formar, em número suficiente e de acordo com a dimensão da empresa e os riscos envolvidos, os trabalhadores encarregados de aplicar medidas de primeiros socorros, combate a incêndios e evacuação de trabalhadores.

Esta ação visa cumprir não apenas com as exigências legais, mas também garantir a segurança e o bem-estar de todos os colaboradores. Vamos explorar mais detalhadamente cada área de formação exigida:

Primeiros Socorros:

Os objetivos da formação obrigatória em primeiros socorros são fornecer aos participantes conhecimentos sobre medidas gerais de primeiros socorros em situações de urgência, promover a compreensão dos fundamentos da prestação de primeiros socorros e sua aplicação na resolução de situações de sinistralidade no ambiente de trabalho, e contribuir para minimizar consequências adversas em vítimas de acidentes ou doenças súbitas tanto no local de trabalho quanto na comunidade.

Prevenção e Combate a Incêndio:

A formação obrigatória em prevenção e combate a incêndio é essencial para garantir que os colaboradores estejam preparados para agir rapidamente em caso de incêndio. Isso inclui a identificação de riscos de incêndio, o manuseio correto de extintores de incêndio e outros equipamentos de combate a incêndio, além do conhecimento de rotas de fuga e procedimentos de evacuação.

Técnicas de Evacuação em Edifícios:

A formação obrigatória em técnicas de evacuação em edifícios é fundamental para garantir uma saída rápida e segura em caso de emergência. Isso envolve o conhecimento das rotas de evacuação, pontos de encontro designados, técnicas de evacuação de pessoas com mobilidade reduzida e a coordenação eficaz durante uma evacuação.

Ao investir na formação adequada das equipas de segurança, as empresas demonstram o seu compromisso com a segurança e o bem-estar dos seus colaboradores. Além disso, garantem o cumprimento das obrigações legais e a preparação para lidar com situações de emergência de forma eficaz e responsável.

Para facilitar o cumprimento destas exigências e garantir uma formação de qualidade, a HigiWorks® oferece todas as formações mencionadas neste artigo. Com formadores qualificados, estamos comprometidos em fornecer o conhecimento e as habilidades necessárias para criar ambientes de trabalho mais seguros e preparados para lidar com situações de emergência. Além disso, como parte de nosso compromisso com a segurança, organizamos simulacros regulares, proporcionando oportunidades adicionais para os participantes aplicarem os seus conhecimentos em cenários simulados, garantindo um ambiente de trabalho ainda mais seguro e preparado para enfrentar qualquer eventualidade.